A dança fisioterapêutica

Quando danço, não procuro superar ninguém além de mim mesmo.

Imagem retirada da internet.

Um estudo realizado pelas fisioterapeutas Karina Hollatz e Karine Jacon Sarro teve como objetivo avaliar a eficiência da dança no desenvolvimento de crianças com paralisia cerebral. As duas fisioterapeutas produziram o artigo: “O uso da dança como aspecto lúdico no tratamento fisioterapêutico para criança portadora de paralisia cerebral “. Para este trabalho foi convidada uma paciente de 4 anos de idade do sexo feminino, diagnosticada com paralisia cerebral. Realizou uma ficha de avaliação que foi feita no inicio das sessões e depois após a última sessão para conclusão dos resultados, avaliou-se posturas, transferências, tônus, reflexo, citometria, coordenação motora, equilíbrio e força muscular. Utilizaram do aspecto lúdico para criarem sessões atrativas e divertidas para a paciente e com isso proporcionar melhoras tanto motoras quanto cognitivas.

Para uma criança com paralisia cerebral, o quanto antes ela atingir o equilíbrio sentada, ou seja, conseguir atingir a postura sentada com o tronco ereto de forma autônoma, ela terá mais chances de conseguir atingir o objetivo da marcha. Sabendo disso o estudo foi feito com objetivo de proporcionar este desenvolvimento da paciente para que ela pudesse conquistar a marcha autônoma. Os resultados foram surpreendentes e a paciente atingiu todos os objetivos propostos pelas fisioterapeutas.

A paciente realizava duas sessões semanais de 50 minutos cada, porém sempre foram respeitadas as limitações e desejos da paciente, bem como sinais de cansaço e dores, mas ao trabalhar este processo fisioterapêutico de uma maneira lúdica notou-se que a paciente tinha um interesse em comparecer a todas as sessões e realizá-las quase que sempre até o final. As sessões sempre inciavam com brincadeiras para aquecer e alongar a musculatura e também realizam atividades de equilíbrio para depois inciarem as atividades mais específicas.

Ao término das sessões foram constatados os resultados satisfatórios, como ganho de tônus muscular, aumento de equilíbrio, aumento da coordenação motora e uma significativa melhora da força muscular atingindo o grau 4, que seria um grau onde já consegue vencer uma pequena resistência contra gravidade. Podemos notar aqui a importância da dança em diversos aspectos e acima de tudo nos mostra o quanto pode ser eficiente a dança para trabalhar com crianças, pelo fato de na dança ser muito forte o contexto lúdico e assim tornando-se atrativa e divertida para as crianças. Obviamente também podemos utilizar da dança para aula em escolas onde trabalharíamos tanto questões físicas, quanto cognitivas e através deste artigo proposto pode-se ver a importância e relevância da dança nas crianças de todas as formas

O poder da dança na vida das pessoas enfatizado neste vídeo.

HOLLATZ, Karina; SARRO, Karine Jacon. O uso da dança como aspecto lúdico no tratamento fisioterapêutico para criança portadora de paralisia cerebral, Fisioterapia Brasil – 2005, 6 (3): 223 – 225.

Deixe um comentário